Sólstafir: Hipnose Islandesa no Porto

Na última sexta-feira, 28 de Outubro, fui até ao Hard Club no Porto ver uma das minha maiores descobertas musicais deste ano, os islandeses Sólstafir, que estiveram bem acompanhados pelos Obsidian Kingdom  e pelos Esben and the Witch.

Obsidion Kingdom

Cheguei ao Hard Club pouco antes das 20h30 (hora prevista para o inicio do primeiro concerto), com a sala ainda bastante vazia. Ao contrário da maioria dos eventos em Portugal, quando chegou a hora marcada, os catalães Obsidion Kingdom entraram em palco para dar um concerto curto (cerca de meia hora), mas arrebatador e bastante enérgico. Formados em 2005 em Barcelona, os Obsidion Kingdom apresentaram o seu último álbum «Mantiis» de 2012, e a sua versão remixada de 2013, intitulada «Torn and Burnt» em que mostraram uma sonoridade eclética com junção de post-metal, rock progressivo e experimental. Apesar da pouca gente a assistir (foram chegando aos poucos, enquanto os concertos decorriam), o mesmo não saiu defraudado com esta actuação.

Obsidian Kingdom

Esben and the Witch

O segundo concerto da noite ficou a cargo dos britânicos Esben and the Witch, que regressaram ao nosso país após uma bem sucedida actuação no palco secundário do Festival Paredes de Coura em 2005, e de uma actuação num evento na Exponor no Porto. No entanto para quem estava com vontade de ouvir, além das novas músicas do álbum «A New Nature», músicas dos dois primeiros álbuns, como as fantásticas «Marching Song», «Eumenides» ou «Smashed to Pieces in the Still of the Night» saiu desapontado, já que a banda de Rachel Davies (baixo e voz), Daniel Coperman (bateria) e Thomas Fisher (guitarra) apenas tocou quatro músicas do álbum mais recente.

Apesar do número de músicas ter sido curto, a escolha de músicas de longa duração como «Press Heavenwards» (cerca de 10 minutos) e «The Jungle» (com cerca de 14 minutos de duração) fez com que com a duração do concerto chegasse aos cerca de 40 minutos.

Podia ter sido um concerto ainda melhor, se tivessem focado em toda a sua discografia, em vez de se focarem apenas no último álbum, contudo isso não impediu que os Esben and the Witch hipnotizassem o público com o seu post-rock.  São sem dúvida uma das grandes bandas britânicas da música alternativa contemporânea, e espero que voltem brevemente ao nosso país para nos brindarem com um concerto a solo e tocarem a sua discografia inteira.

Esben and the Witch

Sólstafir

Passava pouco das 22h00, quando os Sólstafir, liderados por Aðalbjörn «Addi»  Tryggvason, invadiram o palco para um concerto irrepreensivel, e que facilmente se junta ao lote de concertos do ano em Portugal. O vocalista «Addi» ao longo do concerto, esteve bastante comunicativo e bem humorado com o público nortenho, incentivando por diversas vezes a que este fizesse o maior barulho possível. No entanto, ao contrário da maioria dos concertos de Metal, que se tornam numa autêntica festa enérgica, um concerto dos Sólstafir faz com que nos deixemos hipnotizar pelas suas  melodias progressivas, e pela fantástica voz de «Addi», o que implicava o público ficar em silêncio a maior parte do tempo durante as músicas.

Os pontos altos do concerto de apresentação de «Otta», álbum lançado este ano (e que grande álbum, que vos aconselho a ouvir) foram quando tocaram a música que empresta o nome ao álbum, e as mais antigas «Svartir Sandar» , «Fjara» (que contou com a presença em palco da Rachel Davies dos Esben and the Witch a cantar as vocais femininas da música)  e a música que deu por encerrado o concerto «Goddess of the Ages».

Foi um grande concerto, com duração de hora e meia (que mal se notou a passar), e espero que voltem depressa ao nosso país, e quando voltarem, aconselho-vos a que dêem um saltinho para os ver, que vai valer a pena.

Esben + Solstafir

Solstafir

 

Texto e fotos: Tigane07

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s